A evolução constante da tecnologia no mundo é um fato diário, as empresas de pequeno à grande porte veem buscando soluções informatizadas para adquirir conformidade, praticidade e rendimento, tanto financeiro quanto em mão de obra, além de estar à frente no mercado corporativo (SOFTEX, 2011). Por esse motivo as empresas de desenvolvimento de software estão recebendo muitos projetos para desenvolvimento de software, o que se torna um grande problema quando a empresa de desenvolvimento não tem preparo tanto tecnológico quanto em mão de obra qualificada (DEVMEDIA, 2007). Uma pesquisa feita por Jim Johnson, presidente do The Standish Group (CAOS Report, 1994) comprova que 31% dos projetos são cancelados durante o período de desenvolvimento, 52,7% dos projetos custavam 189% há mais do que suas estimativas originais, e somente 16,2% dos projetos eram concluídos no prazo e no orçamento previsto. Outra pesquisa do The Standish Group (CAOS Report, 2009) mostrou uma taxa de sucesso de projetos, com somente 32% de todos os projetos de sucesso sendo entregues no prazo e no orçamento previsto, com recursos necessários e funções. A pesquisa também indicou que 44% estavam em atraso, em relação ao orçamento, e/ou com menos funções e funcionalidades requeridas e 24% dos projetos eram cancelados antes do término ou nunca utilizados.
Visto este problema um Instituto Americano de Engenharia de Software–SEI desenvolveu o modelo CMM. Este modelo trabalha as melhores práticas no processo de desenvolvimento e gerenciamento de software. Posteriormente este modelo evolui para o CMMI. Este modelo não é uma regra, porém é ideal para grandes empresas, já que essa certificação tem um custo alto torna-se complicado para empresas de pequeno e médio porte adquirir este certificado (SOUZA, 2009). Baseado nestes fatos, a empresa brasileira SOFTEX, juntamente com o governo e universidades desenvolveram o modelo MPS-BR baseado no modelo CMMI-DEV, porém com algumas modificações para melhores resultados.
A engenharia de requisitos define um dos mais importantes conjuntos de atividades a serem realizadas em projetos de desenvolvimento de software. Embora não garanta a qualidade dos produtos gerados, é um pré-requisito básico para que obtenhamos sucesso no desenvolvimento do projeto (ÁVILA, SPÍNOLA, 2007).
Quando é iniciado um projeto de software a engenharia de requisitos está à frente de tudo para levantar todas as informações referentes ao projeto, ou seja, quais são os requisitos que deverão ser tratados para dar continuidade ao projeto, buscando melhorar a modelagem dos sistemas e a capacidade de analisá-los, possibilitando o entendimento, o conhecimento da área para a qual será destinado o software, a documentação de todas as etapas do projeto e o detalhamento de todos os objetivos que buscam ser alcançados. Esse processo é composto pela elicitação, modelagem e analise dos dados, deve também lidar com diferentes pontos de vista, usar combinações de métodos, ferramentas e pessoas capacitadas (DEVMEDIA, 2003).